segunda-feira, 19 de julho de 2010

Articular, discutir e elaborar diretrizes para a Política Estadual de Museus. Essa foi a intenção do 2º Fórum Estadual de Museus, que aconteceu de 14 a 16 de junho na cidade de Joinville. Participaram do evento cerca de 200 pessoas, representantes de 48 municípios catarinenses. Durante o Fórum foi realizada a eleição do novo Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina e o Museu do Vinho Mário de Pellegrin, mantido pela Prefeitura de Videira e a Sociedade Amigos do Museu do Vinho, foi eleito para representar todos os museus municipais do estado.
Segundo a coordenadora do Museu – Caroline Martello, este comitê tem por responsabilidade: propor diretrizes e ações para a área de museológica; acompanhar o desenvolvimento do setor museológico brasileiro, instituir grupos temáticos regionais e convocar e regulamentar o Fórum Estadual de Museus.
Além do Museu do Vinho Mário de Pellegrin de Videira, compõem o novo Comitê: Coordenador do SEM/SC (Florianópolis), Núcleo de Estudos Museológicos de Santa Catarina (NEMU – Florianópolis), Centro de Memória do Oeste (CEOM – Chapecó), Museu de Arte de Santa Catarina (Florianópolis), Conselho Regional de Museologia (COREM – Orleans), Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE – Orleans), Ecomuseu Dr. Agobar (Blumenau), Museu Universitário do Extremo Sul Catarinense (Criciúma) e o Museu Victor Meirelles (Florianópolis).

quinta-feira, 8 de julho de 2010

- Museu do Vinho Mário de Pellegrin


Em abril de 1983, a Prefeitura Municipal de Videira sob a lei nº 14/83 adquire a Casa Canônica como bem público. A partir de uma concepção histórica social, busca resgatar sua própria história transformando-a em Museu do Vinho (lei nº 05/85) e em Centro Cultural (lei nº 06/85). Com o objetivo de tornar o espaço fonte de alternativas para a educação formal e informal.
Em 2002 o Museu do Vinho recebe da Câmara Municipal o nome de Museu do Vinho Mário de Pellegrin em homenagem ao agrônomo que deu inicio as pesquisas voltadas a vitivinicultura no município através do Estação Experimental de Viticultura, Enologia e Fruteiras de Clima Temperado (hoje denominada EPAGRI). Dois anos depois (2004), após uma restauração, a Casa Canônica sede do Museu do Vinho Mário de Pellegrin recebe o titulo de Patrimônio Histórico de Santa Catarina, ressaltando suas características e sua importância histórica.


Foto por Rafael Nórdio.