segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Encerramento Mostra de Instrumentos de Tortura Medieval

Encerrou em Videira, no último domingo (21), a Mostra Internacional de Instrumentos de Tortura Medieval, promovida através de uma parceria entre a Prefeitura de Videira, Secretaria de Turismo e Cultura, Museu do Vinho Mário de Pellegrin e a Associazione Ricercatori Storici d’ Itália. A exposição estava aberta desde o dia 22 de outubro, na antiga Cantina Fernandes e recebeu um público de cerca de 5 mil pessoas, entre estudantes, professores e a comunidade em geral.
"Proporcionar meios de acesso ao conhecimento é a missão principal da nossa secretaria, ou seja, promover o acesso à cultura sob as mais diversas manifestações. A Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura foi um exemplo prático do cumprimento desta missão. Além de proporcionar ao videirense a oportunidade de acesso a um acervo cultural disponível somente em museus europeus, a Mostra configurou-se também num interessante produto turístico, porque atraiu visitantes, especialmente estudantes, de toda a região Oeste. Estamos satisfeitos com os resultados e agradecidos aos parceiros que nos proporcionaram esta rica experiência", destaca Clemir Schmitt - Secretário de Turismo e Cultura.
A Mostra Internacional de Instrumentos de Tortura Medieval trouxe para Videira uma variedade de equipamentos medievais, todos originais, e que foram bastante usados para matar mulheres acusadas de bruxaria, traidores ou para castigar fofoqueiros. Entre as 40 peças de tortura, estiveram um esmagador de dedo polegar e o cinto de castidade para homens. Este último utilizado geralmente para evitar que escravos dos castelos praticassem estupros. Outro instrumento que chamou bastante a atenção foi a cadeira da inquisição, considerado o instrumento mais antigo da exposição, com mais de 800 anos. A cadeira era instrumento essencial em interrogatórios na Europa Central, até o ano 1846. O réu sentava-se nu, e, com o mínimo movimento, as agulhas penetravam-lhe o corpo, provocando efeitos terríveis.
Os objetos pertencem a Associazione Ricercatori Storici d’ Itália, uma associação histórica, criada em 1985, na cidade italiana de Veneza. As doações que formam o acervo são procedentes de vários museus medievais de toda a Europa. Caroline Martello - coordenadora do Museu do Vinho, que foi parceiro na concepção da Mostra de Tortura, reafirma a importância dessas parcerias para a democratização da cultura e disseminação da informação. “Dentro da nova proposta da Secretaria de Turismo e Cultura, os videirenses tem tido a oportunidade de conhecer e prestigiar a mais variadas formas de cultura. Mais de 30 peças de 8 museus do mundo passaram por aqui, o que mostra a importância do município no contexto cultural no estado de Santa Catarina, além da relevância que as instituições de memória (museus, memoriais, etc) tem para a sociedade seja em nível local, regional, nacional ou mundial, instigando os visitantes para reflexões em torno da vida" conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário