Um público recorde de mais de cinco mil pessoas passou pelo 1º Coreto em Movimento, realizado pela Prefeitura de Videira, Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e o Museu do Vinho Mário de Pellegrin, neste domingo (19). A edição que teve como atrativos a 2º Exposição de Carros Antigos e Clássicos de Videira e o 4º Encontro de Quadrados da Volkswagen de Santa Catarina também apresentou um número recorde de carros inscritos. Foram cerca de 300 veículos expostos. “Estamos extremamente satisfeitos com o resultado desse evento que promovemos para as famílias de Videira e região. Quem passou pelo Coreto em Movimento pode apreciar a beleza, a história e o saudosismo dos carros antigos, além de conhecer o artesanato local e apreciar uma mateada”, destaca o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt.
Segundo a coordenadora do Museu do Vinho – Caroline Martelo que também coordenou o evento, as parcerias firmadas pelo município, para realizar a exposição, foram essenciais para o sucesso. Ela explica que foram parceiros do evento o Clube Garimpeiros da Sukata, a Associação de Artistas e Artesões de Santa Gema, a Associação Belas Artes, a Artevide, a Ervateira Mazzutti e um grupo de voluntários do Programa Projovem desenvolvido pelo Governo Federal e a Prefeitura de Videira, através da Secretaria Municipal de Educação. “Nos surpreendemos positivamente com o número de participantes e visitantes e esse excelente resultado mostra que estamos no caminho certo ao promovermos iniciativas de lazer e entretenimento para a comunidade”, diz Caroline.
O Projeto Coreto em Movimento foi criado em 2010, com a intenção de reavivar a história do coreto e ampliar sua utilização para as mais variadas manifestações culturais. O coreto localizado ao lado do Museu do Vinho Mário de Pellegrin é um dos maiores símbolos históricos de Videira. Foi construído em 1994, na primeira gestão do prefeito Wilmar Carelli e do vice – Osmar Carboni, mas é uma réplica fiel da original, feita na década de 30, quando o espaço era utilizado para as apresentações de bandas e corais. “Nossa intenção ao criar o Projeto Coreto em Movimento foi a de juntamente com os artistas locais e regionais, fazer do Coreto, um espaço de encontro e troca de idéias, aproveitando a pluralidade cultural existente em nosso município e, nas quatro edições que já promovemos, conseguimos atingir esse objetivo”, aponta Caroline Martello – coordenadora do Museu e do Projeto.
Silvia Palma - Assessora de Comunicação PMV
Fotos: Pedro Schaitel
Parabéns a toda equipe. Esse museu agora criou vida! Abraços saudosos.
ResponderExcluir