terça-feira, 8 de novembro de 2011

1ª Virada Cultural de Videira reúne mais de 600 artistas e atrai público superior a seis mil pessoas

A avaliação da 1ª Virada Cultural de Videira promovida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura impressiona não apenas pelo número de horas ininterruptas de apresentações e eventos culturais na cidade (no total foram 26 horas e meia), mas também pela quantidade de apresentações e de pessoas envolvidas. O evento que começou às 19h45 da última sexta-feira (4) e terminou as 22h15 do sábado (5) , envolveu mais de 600 pessoas, entre artistas e coordenadores e atraiu um público superior a 6.500 pessoas. “Mais uma vez o prefeito Wilmar Carelli  nos estimulou a movimentar o setor cultural de Videira e o resultado foi extremante positivo. Mostramos a diversidade cultural da nossa gente respirou cultura por mais de 24 horas ininterruptas”, destaca o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt.

Foram 30 momentos distintos envolvendo manifestações culturais com a participação de 52 entidades, empresas privadas, clubes de serviço e associações. “Somente no sábado, a Polícia Militar estimou que um público de 2.500 pessoas passou pela praça, durante todo o dia. Isso sem contabilizar os eventos da beira Rio, da I AM Bier Clube, do Festival de Danças, da Feira do Livro, entre as outras atividades”, diz Schmitt.

Segundo ele, a Virada iniciou com o Festival de Dança e um show de patinação e seguiu com  o evento Uma Noite no Museu com show de chorinho , o Festival de Bandas  na I AM BIER CLUB; uma Alvorada Musical  Banda Jovem Sol, Lá, Sí e exercícios Laborais na Praça Nereu. Prosseguiu com a Feira de Artesanato, a Arte na Praça com contação de estórias, oficinas com argila, oficinas com desenho e oficinas de pintura; o Concerto Ursinho Pimpolho e música com a Orquestra Doce, Cantigas Infantis com o coral Brinca Música e apresentação da Orquestra de Violões.

A Virada ainda contou com a Feira do Livro promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Associação dos Amigos da Biblioteca Euclides da Cunha, a apresentação das academias Marcelize Paz, Kaya e Planeta Água; No comércio aconteceu o evento Compras com Cultura, um ensaio aberto com a Camerata Videira, Banda Sinfônica Videira e Orquestra Sinfônica, Apresentação de banda, coral e violões com os grupos culturais do IFC, Atividades de lazer para as crianças com camas elásticas e brinquedos infláveis;

Gincana Ponte a Ponte com a tomada de tempo em forma de gincana com barcos infláveis simulando exercícios de salvamento pelo Corpo de Bombeiros no Rio do Peixe; Oficina de Brinquedos Reciclados; Ação Contra as Drogas; Aulão de Artes Marciais; Roda de Capoeira; Doutores da Alegria;  Exposição fotográfica com o tema Diversidade Cultural de Videira com participação da  Editora Êxito e fotógrafos da cidade e encerrou com o Encontro Regional de Violeiros. “Gostaríamos de salientar a importância das parcerias para a Virada Cultural, pois sem o envolvimento dos artistas e das entidades, o evento não teria condições de ser realizado. A Secretaria de Turismo e Cultura foi o ente motivador, mas a execução ficou por conta das entidades agregadas. Essa integração fez surgir um novo evento para Videira, porque a Virada Cultural teve uma resposta tão positiva que não tem como descartar a realização da segunda edição ano que vem, com alguns ajustes”, destaca Schmitt.





Silvia Palma
Assessora de Comunicação PMV
Fotos: Pedro Schaitel

Nenhum comentário:

Postar um comentário