terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Exposição "Amor à moda antiga" abre ciclo de exposições temporárias no Museu do Vinho




A Exposição fotográfica itinerante “Amor à moda antiga ” abre o ciclo de exposições temporárias do Museu do Vinho de 2012, é uma parceria entre a Prefeitura de Videira, Secretaria de Turismo e Cultura através do Museu do Vinho com a UnoChapecó através do Centro de Memória do Oeste de SC. A exposição tem como mote central história dos casamentos de 1900 a 1970, de sujeitos fixaram residência na região Oeste Catarinense. Composta por 22 ampliações fotográficas mais um painel de retratos.

A mostra é inspirada na trajetória de famílias de migrantes que narram casamentos realizados em diversas cidades do Rio Grande do Sul, donde os noivos migraram. Também são contemplados alguns dos primeiros casamentos realizados nas cidades da região Oeste. Por ser uma pesquisa realizada por demanda espontânea (onde os interessados oferecem-se para colaborar) as imagens retratam em sua maioria o ritual de casamento sob a ótica religiosa católica, além de centrar-se especialmente em retratos do casal de noivos. Isso porque, naquela época, raros eram os noivos que mantinham um álbum completo retratando os diversos aspectos da cerimônia. Das primeiras imagens, feitas dias ou meses depois da cerimônia de fato, vamos acompanhando a gradativa popularização da fotografia, que passa a retratar o momento exato do ato e os aspectos cotidianos de modo mais espontâneo, abandonado a teatralização da imagem, tão comuns nos primeiros tempos.
“Amor à moda antiga” é uma exposição afetiva. Passear pela mostra instiga o visitante a perceber as mudanças nos relacionamentos, as alterações de costumes, a moda e os códigos de conduta de outros tempos. Essa exposição é também um convite a rememorar histórias de família, abrir antigos álbuns familiares e recontar, sob a ótica do nosso tempo, amores e vivências de outras épocas.


Serviço:
Onde: Sala de Atividades Temporárias do Museu do Vinho
Rua Padre Anchieta, nº 344, Bairro Matriz, Videira/SC
Quando: 19 de janeiro a 11 de março de 2012
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário