quarta-feira, 27 de março de 2013

Última semana da exposição "Casa de Chão Batido: a representação da história dos caboclos no Oeste de Santa Catarina"



 A exposição "Casa de Chão Batido: a representação da história dos caboclos no Oeste de Santa Catarina" chega a sua última semana em Videira. A mostra que tem por objetivo retratar os costumes e a cultura da etnia cabocla do Oeste Catarinense foi inspirada no "Inventário da Cultura Imaterial Cabocla no Oeste de Santa Catarina", publicado pelo Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina. São apresentados trechos de entrevistas, cantigas, causos, versos e palavras que fazem parte do cotidiano dos caboclos. O ponto central da mostra é a réplica de uma casa de 2,50m x 2m, mobiliada de modo simples, tem o tradicional chão batido e elementos como chapéu, fogo de chão, ervas medicinais e símbolos relacionados à religiosidade do povo caboclo, buscando retratar o espaço doméstico desse grupo étnico, tal como era até a década de 1960. Anexo à casa, está um pequeno galpão onde são encontradas as ferramentas usadas no trabalho com a terra e a madeira.

 Desde 2011, a exposição já contemplou cerca de 15 mil pessoas e passou por seis espaços. Além de Videira, a mostra foi exibida na sede do Ceom/Unochapecó e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó. Pinhalzinho, município que produziu a obra, e Xaxim, também receberam a exposição.

 Segundo a coordenadora do Museu do Vinho, museóloga Caroline Martelo, expor sobre o tema pode contribuir na valorização da cultura cabocla em Videira e região. “É uma tentativa de fazer com que as pessoas lembrem que todos somos um pouco caboclos”, destaca ela. A visitação é aberta à comunidade e tem tido repercussão significativa. “Está sendo incrível; o público está encantado com a recriação da casa de chão batido, a agenda está cheia e percebemos uma grande procura de visitantes espontâneos”, assinala Caroline.

 Serviço: O que: exposição temporária “Casa de chão batido – Representação da história dos caboclos do Oeste de Santa Catarina” Quando: 26/02 a 31/03 Onde: Porão do Museu do Vinho Quanto: Gratuito. Horário de Visitação: Terça a Sexta-feira: 8h30/12h – 13h17h30 Sábados e domingos: 13h/17h30 (com permanência até as 18h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário