A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC) realizará até o mês de setembro sete fóruns regionais para discutir o documento referência do Plano Setorial de Museus, que será o texto-base para as ações de políticas públicas da FCC nos próximos anos. Videira, através do Museu do Vinho Mário de Pellegrin, que atualmente é representante dos museus desta região no Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de SC, foi o município da região Meio-Oeste escolhido para sediar o encontro.
Segundo a coordenadora do Museu do Vinho, Caroline Martello o Fórum acontecerá no dia 18 de setembro, no sótão do museu, das 9h as 17h e deverá reunir profissionais de museus e pessoas interassadas sobre o tema. “O Fórum será um importante momento de democracia e discussão para área de museus no Estado”.
Além dos fóruns, o SEM/SC também receberá sugestões para inclusão de propostas até o dia 20 de setembro pelo e-mail semsc@fcc.sc.gov.br . Após as discussões regionais, o texto final do Plano será validado durante o 4º Fórum Estadual de Museus, previsto para ocorrer em outubro em Florianópolis.
Sobre o Plano de Museus:
O Plano Setorial de Museus de Santa Catarina está sendo construído a partir das proposições aprovadas no 3º Fórum de Museus (Chapecó, 2011). Durante um ano, a equipe do SEM/SC e seu Comitê Gestor sistematizaram essas propostas e incluíram outras ações para atender às atuais necessidades de qualificação do campo museal catarinense. Essa estruturação agora será disponibilizada para consulta pública e discussão nos sete fóruns regionais.
O Plano de Museus terá vigência pelos próximos 10 anos e fará parte do Plano Estadual de Cultura, como setorial. Será uma importante ferramenta de gestão e planejamento de políticas públicas para a área. As propostas de ações estão divididas em seis eixos: Capacitação e formação; Gestão; Financiamento e fomento; Democratização do acesso aos bens culturais; Acervos e Pesquisa.
Inscrições e outras informações : (49) 3566 6133 ou museudovinho@yahoo.com.br
Silvia Palma
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
Com informações e texto do Museu do Vinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário