quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sucesso !


Videira recebeu na noite desta quarta-feira (4), no Centro de Eventos Vitória (Cevi), o reconhecido escritor, Júlio de Queiroz, radicado em Santa Catarina há vários anos. Queiroz escolheu Videira como o primeiro dos três municípios catarinenses, selecionados para o lançamento de suas mais recentes obras: a Seleta Literária: poemas Fractais; contos de Mala Pronta e crônica Disto e Daquilo. “Estou orgulhoso de estar nessa cidade que sempre me recebe com tanto carinho. Obrigada por prestigiarem este importante momento”, disse.
noite de autógrafos com o escritor Júlio de Queiroz foi realizada pela Secretaria de Turismo e Cultura de Videira em parceria com o Conselho Municipal de Cultura. Durante a solenidade Queiroz foi saudado pelo vice-prefeito Jorge Antonio Lopes Oliveira, que agradeceu o carinho do escritor para com o município. O homenageado da noite também recebeu uma série de presentes em agradecimento a doação de livros para o acervo da Biblioteca Municipal Euclides da Cunha, a visita ao Observatório Astronômico Domingos Forlin e por servir de inspiração para um quadro do artista plástico Renatho Borges.

Alunos da Escola Adelina Régis também homenagearam o escritor com um vídeo sobre sua trajetória e o coral Acrovi, fez a apresentação de algumas músicas. “Foi uma noite muito bonita. Apenas três municípios de Santa Catarina foram escolhidos para o lançamento das obras do autor, e dentre eles Videira teve a honra de recebê-lo. Com essa iniciativa, nosso município passa definitivamente a integrar o circuito literário catarinense”, diz “Apenas três municípios de Santa Catarina foram escolhidos para o lançamento das obras do autor, e dentre eles Videira terá a honra de recebê-lo no mês de agosto. Com essa iniciativa, nosso município passa a integrar o circuito literário catarinense”, diz o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt.
O secretário conta ainda que para incentivar o hábito da leitura e difundir a obra do escritor, as oito escolas municipais e as escolas estaduais de Videira, além da Biblioteca Municipal Euclides da Cunha, ganharam a seleção literária de Júlio de Queiroz. Por uma vontade do autor, o dinheiro arrecadado através das vendas dos livros, na noite de autógrafos, será revertido ao Lar Bom Samaritano.
A seleta literária de Julio de Queiroz é um projeto concebido através do Edital Elizabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina.

O Autor
Júlio de Queiroz nasceu em 18 de fevereiro de 1926 em Alegre – Espírito Santo e em é formado e filosofia. Possui 21 publicações e 12 participações em Antologias. Participa da Academia Catarinense de Letras (cadeira 10), Academia Catarinense de Filosofia (cadeira Anselmo de Cantuária), Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e Academia Sul-Brasileira de Letras. Já recebeu quatro prêmios por suas obras, além de ter vários contos e poemas que foram transformados em encenações.

Um comentário:

  1. Tive o grande prazer de conhecer esse grande autor alguns anos atrás. Pessoa exemplar e passa uma serenidade digna de grandes sábios.

    ResponderExcluir