segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Aniversário do Museu do Vinho Mário de Pellegrin homenageia 15 pioneiros da uva e do vinho de Videira

A recordação dos desafios enfrentados pelos colonizadores e a emoção de ver contada a história dos descendentes marcou a solenidade de homenagem aos pioneiros da uva e do vinho no município de Videira. O evento promovido pela Sociedade Amigos do Museu do Vinho (Samuvi), Prefeitura de Videira através da Secretaria de Turismo e Cultura e o Museu do Vinho Mário de Pellegrin aconteceu no último sábado (10), na sede do Museu e reuniu mais de uma centena de pessoas, entre homenageados, familiares e membros da Samuvi.

O prefeito Wilmar Carelli, o presidente da Câmara de Vereadores – Clarimar Betonni, o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt e o padre Lauro Spör também prestigiaram a solenidade. “O povo que não tem passado ou preserva sua cultura é apenas um depósito de gente, por isso, estamos muito felizes e orgulhosos por esta iniciativa da Samuvi, em proporcionar uma tarde eminentemente cultural e de resgate histórico para comunidade”, disse o prefeito.

A iniciativa realizada em comemoração aos 26 anos do Museu do Vinho e 80 anos da Casa Canônica e 10 anos da SAMUVI homenageou 15 famílias pioneiras: Andréa Ângelo Guzzi, Angelo Cenci, Angelo Luiz Guzzi, Arlindo Baroncello, Battista Rigo, Caetano Tedesco, Ernesto Fantin, Eugênio Carelli, José Colle, Luiz Strapazzon, Pedro Araldi, Santo Mezzaroba, Sílvio Cantu, Valentino Bortoloso e  Virgilio Moriggi. No total já são 85 famílias homenagedas, desde o início do projeto há 5 anos. “Com estas homenagens a Sociedade Amigos do Museu do Vinho está cumprindo seu papel de difusora da cultura local. E para todos os membros da Samuvi é um honra poder contribuir para a construção da história de Videira”, apontou Maria Luiza Dal Bó Hoeler – presidente da Samuvi.

Descendentes dos pioneiros receberam um certificado em agradecimento aos relevantes trabalhos prestados por seus pais e avós, à vitivinicultura videirense. Uma exposição com fotos desses pioneiros também foi aberta ao público. O material ficará em vigência na Sala de Atividades Temporárias do Museu do Vinho, até o dia 9 de novembro.

A iniciativa em homenagem aos pioneiros incluiu ainda, apresentações musicais das Famílias Guzzi e Strapazzon, além de um coquetel com produtos típicos italianos e vinhos locais.   A abertura da exposição e as homenagens fazem parte do calendário de eventos do aniversário do Museu que terá ainda na programação as seguintes iniciativas: Na quarta-feira (14/09) o Museu será sede de uma sessão de Degustação de Vinhos e Queijos. O evento acontecerá das 19h30 as 22h30, sob a coordenação da enóloga Carolina Panceri. As vagas são limitadas e o valor da inscrição é R$ 30,00. Já no dia 21 de setembro, das 19h30 as 22h30 acontece mais uma edição do Curso de Análise Sensorial de Vinho e Espumantes Regionais. Amadeu Mazzola será o enólogo responsável. As vagas também são limitadas e o valor da inscrição é R$ 25,00.

Segundo a coordenadora do Museu do Vinho – Caroline Martello, a programação prossegue no dia 27 de setembro, quando será aberta a exposição temporária: O seu muSEU. O evento acontecerá no Coreto em frente ao Museu do Vinho Mário de Pellegrin e o período de vigência se estenderá até o dia 6 de novembro. Em exposição estarão trabalhos de fotógrafos videirenses, que apresentarão sob diversos olhares, imagens da Casa Canônica. A Exposição contrastará fotos artísticas atuais com fotos antigas, desde a construção.






Silvia Angélica Palma
Assessoria de Comunicação PMV
Fotos:Pedro Schaitel

Nenhum comentário:

Postar um comentário