segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Museu do Vinho reeleito no Comitê gestor do Sistema Estadual de Museus!


O 3º Fórum Estadual de Museus terminou nesta quarta-feira (26/10), em Chapecó, no Oeste catarinense, com a eleição do Conselho Gestor do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC). A nova composição foi escolhida por meio de votação e definiu os representantes de sete regionais que permanecerão pelo período de 2012/ 2013. O Museu do Vinho Mário de Pellegrin gerido pela Prefeitura de Videira e Secretaria de Turismo e Cultura, que na antiga composição era o representante dos museus municipais do Estado, agora foi reeleito como representante da Região Meio Oeste. “O fato de o conselho gestor ser eleito por votação e representar regionais no Estado e não mais por tipologias de museus, como era até este mês, significa um grande avanço em termos de políticas museológicas. O resultado será positivo para a sociedade que estará muito bem representada”, opinou Joceli de Souza, presidente da Fundação Catarinense de Cultura, promotora do evento.

A coordenadora do Museu do Vinho – Caroline Martello que participou do Fórum, explica que na plenária também foram definidas as ações que deverão ser colocadas em práticas ao longo dos próximos quatro anos. Outra questão levantada durante o Fórum foi a necessidade de mais capacitação na área museológica como um todo. Para o coordenador do SEM/SC, Maurício Rafael, o resultado do Fórum superou as expectativas. O coordenador acredita que a participação de 255 representantes de 55 municípios catarinenses fez com que o SEM/SC tenha tido uma noção muita próxima dos reais anseios de cada região do Estado. O objetivo é realizar um fórum neste modelo a cada dois anos.

O Novo Conselho Gestor

- Região Oeste – Centro de Memórias do Oeste– suplente Museu História e Arte, de Chapecó
 - Região Meio-Oeste – Museu do Vinho Mário pelegrin, de Videira
- Região da Serra – Museu Histórico Thiago de Castro
 - Região Sul – Museu Universitário do Extremo Suyl Catarinense, de Criciúma – suplente Museu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia, de Santa Rosa do Sul.
 - Região da Grande Florianópolis – Museu Victor Meirelles, de Florianópolis – suplente Museu Universitário Osvaldo Rodrigues Cabral.
- Região do Vale do Itajaí – Eco Museu DR Agorbar Fagundes, de Blumenau
- Região Norte -  Museu Arqueológico de Sambaqui, de Joinville

Silvia Palma -  Assessora de Comunicação PMV com informações da Assessoria de Comunicação FCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário