quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Museu do Vinho lança curso de Análise Sensorial de Vinhos e Espumantes

 A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Videira em parceria com a Sociedade Amigos do Museu do Vinho Mário de Pellegrin (Samuvi), Instituto Federal Catarinense – Campus Videira, Fiesc e Sindivinho lançaram na última semana, uma excelente alternativa para o setor turístico e para o setor vitivinícola da região.


A partir de agora, o Museu do Vinho será palco de cursos mensais de introdução à Análise Sensorial de Sucos, Vinhos e Espumantes. A intenção é apresentar à turistas e ao público geral, as características que devem ser observadas na degustação dos produtos derivados da uva, possibilitando a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento da sensibilidade visual, olfativa e gustativa. “Este é mais um produto turístico que iremos oferecer à quem visita nossa cidade. Temos certeza que essa parceria que firmamos com estes órgãos resultará em excelentes resultados para nosso município”, disse o secretário de Turismo – Clemir Schmitt, na abertura do evento, que também contou com a presença do prefeito Wilmar Carelli.



O curso inaugural ministrado pelo enólogo Amadeu Mazzola, foi oferecido à autoridades e à imprensa. Nas próximas semanas, será a vez de integrantes do trade turístico regional, conhecer a iniciativa. Neste dia, representantes de agências de viagens, hotéis, restaurantes, postos de gasolina e outros segmentos comerciais que atendem os turistas, conhecerão este novo produto. “Nossa intenção é que os participantes passem a apreciar ainda mais nossos vinhos e sucos, conhecendo suas características e a melhor forma de consumi-los”, aponta o enólogo.



Além da degustação para avaliar aspectos visuais, olfativos e gustativos dos produtos, o curso ainda aborda temas como as regiões produtoras de uva no país, os tipos de vinho produzidos, os teores alcoólicos de cada variedade, tipos de taça para degustação e saca rolhas, como servir as bebidas, a temperatura ideal, entre outros detalhes.



Evento também apresentou pesquisa sobre qualidade dos vinhos regionais



Durante o lançamento do curso de introdução à Análise Sensorial de Sucos, Vinhos e Espumantes, o enólogo Amadeu Mazzola e o coordenador de Extensão do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira – professor Marcos Paladini, também apresentaram aos convidados, o resultado de uma pesquisa realizada pelo Sindivinho, Fiesc e IFC, com 23 empresas produtoras de vinho da região. Segundo os coordenadores da pesquisa, 14 técnicos que atuam dentro das empresas participantes avaliaram em “testes cegos”, as amostras de 8 variedades de vinhos regionais. 



Sem saber quais marcas estavam avaliando, o resultado final apontou que o vinho mais equilibrado, que conquistou melhor média, nos quesitos visual, olfativo e gustativo, foi o da variedade Casca Dura. Em segundo lugar ficou o Moscato, seguido do Branco Seco (3º), Niágara (4º), Tinto Seco (5º), Bordô (6º), Merlot (7º) e Cabernet Sauvignon (8º). 



Todos os resultados foram apresentados em gráficos e cada empresa participante receberá um relatório com seu desempenho. “Buscamos uma forma inovadora para avaliar nossa produção, ou seja, os próprios técnicos responsáveis avaliaram de forma imparcial, os produtos elaborados por eles, já que os vinhos foram apresentados com códigos. A partir de agora, entregaremos à cada empresa participante, um relatório com seu desempenho e a partir disso, elas poderão atuar para melhorar seus produtos”, explica Mazzola.





Silvia Angélica Palma
Assessoria de Comunicação PMV

2 comentários:

  1. Muito boa iniciativa!
    Quando serão abertos cursos para a comunidade em geral?

    ResponderExcluir
  2. Olá Arlete, os cursos terão inicio em fevereiro.
    Logo estaremos divulgando as datas.

    ResponderExcluir